Foi fundada em 11 de novembro de 2001, em Aparecida de Goiânia, Goiás, pelo ex-cooperador da CCB nesta localidade, Antonio Silvério Pereira, acompanhado por familiares e alguns que saíram com ele da CCB. Tomaram parte nesta empreitada os membros da igreja Renovação Cristã, sob a liderança de outro ex-CCB, Fleury Rodriguez de Oliveira. Desta mesclagem, surgiu a CCA, Congregação Cristã Apostólica.
Antonio Silvério morreu, menos de um ano após sua saída da CCB, vítima de um acidente de trânsito. Quando ele saiu da CCB, houve a pregação de uma palavra profetizando sua morte, por causa da sua insistência em sair e fundar outra igreja que iria perseguir a CCB. O cumprimento desta profecia veio a ocorrer 240 dias após a pregação, e ele veio a falecer, precocemente, pois mal tinha iniciado o movimento da CCA, e devido a isto, muitos seguidores, atemorizados voltaram para a CCB.
E ao que parece, embora tenha poucos anos de existência, a CCA já tem problemas internos. A CCA em Ponta Grossa, PR, desde setembro de 2009 foi incorporada ao ministério COCB, Casa de oração dos Cristãos no Brasil. A CCA de Mauá da Serra, do ancião Paulino está adotando o nome CCA- MR, ministério da Restauração. Sendo assim a CCA que foi criada porque seus líderes não concordavam e acusavam a CCB de ser uma Seita, passa por momentos difíceis já nos primeiros anos de existência, enquanto a CCB acabou de completar 100 anos, e segue crescendo.
ALGUNS ERROS DA CCA Analisando os artigos da CCA, podem-se perceber alguns erros na igreja, vou analisar alguns artigos e fazer breves comentários.
5. Nepotismo - Ao Conselho Ministerial é vedado a prática do Nepotismo e Abuso de Hierarquia, sob pena de destituição do cargo ou ministério.
“Proibir nepotismo, não impede que os membros do conselho apresentem os parentes, uns dos outros, a prática mais comum, e que burla perfeitamente um artigo como este.”
7. Presbítero - Auxiliar do Ancião tem função de presidir Batismos e Santa Ceias; (Batizar somente na ausência do Ancião); Discipular Neo-convertidos, entre outras.
“Na bíblia, Presbítero é equivalente a Ancião, e criar dois cargos com a mesma função é desnecessário. O correto seria levantar Ancião em cada igreja, havendo pessoas preparadas para tal, como é feito na CCB.”
10. Conselho de Ética e Disciplina - Composto de 15 membros, com mandato de 4 anos, tem a função de receber e processar as denúncias de irregularidades contra os membros, procedendo a investigação e instauração do processo de cassação do cargo, e , quando for o caso, promover a instauração do processo judicial para a responsabilização do denunciado à reparação dos danos materiais e morais causados à CCA; Receber e instaurar o processo de apuração de faltas e irregularidades contra os Membros no exercício de suas atribuições que procederem contra os ensinamentos da Fé e Doutrina propagada pela CCA, ou contra a sã Palavra de Deus.
“As exigências ou critérios do Conselho Ministerial são muito técnicas, como se fossem numa empresa. Nenhum dos itens está relacionado á condição de ser um verdadeiro cristão. Parece ser uma substituição da direção do Espírito Santo pelo conhecimento e capacidade humana, para resolver as causas.”
Então alerto a nossa irmandade que tomem cuidado com esses ditos ministérios, que tem como finalidade confundir o povo de Deus, desviando-os da Verdadeira e Soberana Graça que Cristo nos deu.